Por que ter uma Hortas Doméstica?

Você já teve vontade de ter uma horta Caseira? Você tem conhecimento de como montar e manter uma horta para pequenos espaços?

Então você precisa acompanhar nossos artigos sobre Hortas Doméstica, onde vamos lhe ensinar tudo a respeito desse assunto!

Para Introduzir, vamos refletir sobre o Por que ter uma horta Doméstica?

O cultivo de hortaliças, plantas medicinais e árvores frutíferas em área urbana, em espaços cada vez mais restritos, é uma ideia bastante interessante que tem simpatizantes no mundo todo.  A Horta Doméstica além de ser um resgate de um conhecimento milenar, é uma arte, cheia de desafios, mas exige algumas adaptações às condições de vida atuais, para se produzir de forma saudável.

Existem vários vídeos e documentários mostrando que é possível produzir parte dos alimentos em nossa própria casa ou apartamento.  Porém cultivar plantas é uma atividade intuitiva, aprendemos fazendo, mas carece de tempo e dedicação.  A busca por informações deve surgir concomitantemente com as atividades, e o conhecimento das leis naturais levará a um planejamento eficiente.

Civilizações cresceram em torno desta cultura (agro cultura). Cultivar o alimento sempre foi uma necessidade do ser humano, assim como criar animais para alimentação, para companhia e ajuda no trabalho do dia a dia.

Esse pensamento holístico é importante para se fechar um ciclo de necessidades de plantas e animais.

Atualmente as rações para animais são praticamente todas transgênicas. Os adubos para as plantas são químicos sintéticos e com hormônios. Hoje utiliza-se venenos para eliminar insetos e outros organismos de forma desorientada, tudo isso criando desequilíbrio ainda maior no meio ambiente que vivemos.

Plantar um pequeno jardim suspenso na janela da cozinha, plantar um tomate num vaso, plantar algum tempero ou verdura muito apreciado no dia a dia, motiva e estimula a saborear mais e melhor o nosso alimento, produzido com nossas próprias mãos. Podemos também fabricar nosso próprio adubo com as sobras de alimentos da cozinha. E se tivermos espaço no pátio, porque não ter um pequenos galinheiro para ter ovos, que hoje é considerado pela OMS um dos alimentos mais saudáveis.

OS BENEFÍCIOS DAS HORTAS CASEIRAS

O cultivo de hortas é uma importante atividade que tem benefícios físicos, psicológicos e até espirituais. O aproveitamento de restos de alimentos da cozinha, da borra de café e outras sobras da casa e do quintal podem ser úteis e seu destino pode ter um fim ecológico.

Plantar, para as crianças, tem uma função lúdica e instrutiva, capaz de orientá-los toda a vida, gerando frutos positivos.

Muito benefícios podem ser colhidos nessa função tão primitiva quanto à vida em sociedade, alem de resgatar valores, revalorizar profissões, como a agricultura, salientar as similaridades entre a medicina e a nutrição, assim como levar a um conhecimento mais abrangente, criando redes de informações entre pessoas com mesmo objetivo, levando assim uma busca por soluções ambientais mais ecológicas e sustentáveis.

Plantar desenvolve um senso de realidade mais pratico e objetivo, gera saúde, economia e até rentabilidade.

Deixe abaixo suas perguntas e comentários para elaborarmos artigos adequado a sua necessidade!

Breve ensinaremos várias formas de criar e manter suas hortas caseiras. Acompanhe o blog!