Cerca de 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa são desmatada por ano no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sendo a Mata Atlântica o bioma mais devastado. Somente entre os anos de 2011 e 2012, foram destruídos mais de 235 quilômetros quadrados de Mata Atlântica. Atenta à situação do planeta, a Associação Protetora da Vida (Asoprovida) está realizando a Campanha “Natal + Verde: Plante uma Árvore e dê um presente ao planeta”, que vai concentrar suas ações no mês dezembro deste ano.
O desmatamento causa grande impacto na manutenção da vida do planeta, perda da biodiversidade, emissão demasiada de gás carbônico para atmosfera, extinção de espécies de animais, alteração no clima, empobrecimento do solo etc. Desta forma, a campanha visa mobilizar a sociedade, organizações e empresas para realização de atos positivos para meio-ambiente, nas quais todos possam participar.
Serão palestras, oficinas e conferências; divulgação e implementação de hortas urbanas; mutirão de limpeza de rios praias e florestas; reflorestamentos; plantio de árvores nativas e frutíferas; e muito mais. Para Asoprovida, atividades como essas são muito importe para a conscientização das pessoas para um bem comum.